sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MMORPG: Quando o Capitalismo invade o mundo virtual

MMORPGs vem se tornando um mercado altamente lucrativo, segundo pesquisa realizada pela Norte Americana Park Associates, em 2010 este mercado atingiu cera de 4,4 bilhões de dólares  e mais de 500mil usuários no mundo todo, para voces terem uma ideia o Haiti  tem o PIB de  US$ 6,9 bilhões (estimativa de 2008).


 Cabal Online Br, Meu Char e de uma amiga
 
Tendo como base nosso " tão amado" capitalismo, as empresas criadoras e distribuidoras de MMO esquecem, mtas vezes, dos seus cliente e passam a tratar como méros "playersinhos", ficam em um dilema entre o lucro e a diversão, e qual voces acham que ganha, divertir os clientes ou lucrar absurdamente?
Li um artigo mto interessante no qual o autor falava sobre os diversos meios que alguns jogos tem para arrecadar dinheiro dos jogadores, tais como vendas de itens em lojas do jogo, P2P e alguns que vendem somente os chamados "VIPs" e " Premium". Neste msm artigo ele cita algo mto interessante, o surgimento dos "Cashers", pessoas que comprar itens do game com dinheiro real, muitas vezes ate msm de outros jogadores, porem isso traz oq a maioria dos jogadores querem fugir qndo jogam algum MMORPG, traz a vida real... quem tem mais poder aquisitivo na vida real é mais forte na vida virtual? Pois é, mtas vezes é isso sim.

A grande questão é que na maioria das vezes as distribuidoras dos Games sabem e ate pior são as próprias que vendem os itens (qndo nas proprias regras de comportamento cita que isto é terminantemente proibido) tornando assim o mundo virtual cada vez mais parecido com o real. Ninguém tem nada a ver com o que os outros fazem com o tão querido de tds o Dinheirinho, mas, partindo do principio que uma coisa é para tds então tds precisam dos msm direitos, afinal como eu sempre digo, antes de jogadores somos  CONSUMIDORESSSSSS  de um produto. Trazer algo real para o virtual não é errado, só deveria ser melhor estudado, pois as estratégias de MKT de alguns distribuidoras são horríveis, mtas vezes notavelmente que estas empresas nem ao msm escutam ou conhecem seu público alvo.
Não tenho nada contra cashers, tenho contra as empresas de Games que nao respeitam seus usuários, mas é aquilo, o mundo capitalista é tao forte que ja alcançou o virtual.

Bom galera é isso ... ^^

Contato: invibede.suporte@hotmail.com para duvidas ou sugestões ou na página de contatos.

Add o perfil do InViBeDe no orkut e siga no Twitter, ta aki do lado >>>
InViBeDe...

8 comentários:

  1. DE BOA
    PAGAR PRA JOGAR É COISA DE OTÁRIO!
    COMPRA UM CDZINHO, BAIXA UM JOGO E SE DIVERTE IGUAL!

    ResponderExcluir
  2. Acho que existem vestígios do capitalismo em qualquer que seja o mundo. Assim como também existem pessoas desprovidas de massa cinzenta e preferem pagar para jogar do que se divertir de outra forma mais econômica e mais saudável. Lamentável.

    http://jdemarttchelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O mundo virtual e dos jogos eletronicos virou uma verdadeira máquina caça-níquel. Boa análise sobre o assunto. Parabéns!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O capitalismo está por todos os lados e se ilude quem acha que um dia não será mais assim, pois ele se auto sustenta. Quanto pagar pelo jogo original ou licenciado, seja como for... Tem quem goste, possa e se ache superior por conta disso não? Ai que está o segredo do capitalismo. Superioridade.

    ResponderExcluir
  5. Esse o preço que pagamos por viver nesse sistema econômico.
    Não adianta, tudo gira em torno do capital.
    Filmes, músicas, governantes.... até a igreja.
    Tá tudo inserido, o game tb.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, tudo gira em torno do capitalismo [2]
    http://www.candeiateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo particularmente MMORPGS...
    Acho que já joguei mais de 1000..rsrs
    Mas é verdade sobrre p captalismo...
    Bom blog

    Se puder retribuir:
    Para Downloads e Jogos:
    http://fox-downloadss.blogspot.com/
    Caso não tenha o jogo,filme ou programa que você queira, comente que eu procuro..

    ResponderExcluir
  8. Conheço aquele print... rs

    Ta escrevendo bem hein amore...

    Lov u...

    E FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir